NORMAS

GENERALIDADES 

O Trial Open 4x4 é um projecto de iniciação ao Trial 4x4 de carácter lúdico e didáctico destinado a ser praticado com viaturas automóveis 4x4, com o objectivo de proporcionar aos praticantes de todo-o-terreno percursos formados por um concentrado de obstáculos, no entanto acessível a jipes “normais”.
As exibições do Trial Open 4x4 serão realizadas em percursos balizados e/ou delimitados, cujo grau de dificuldade será adequado ao tipo das viaturas, tendo em conta a não danificação das mesmas, onde se exige grande cumplicidade entre os participantes, destreza, habilidade, grande conhecimento da viatura e boa leitura do terreno, sendo por isso de alto valor formativo para os intervenientes.

PARTICIPANTES E EQUIPAS 

O projecto do Extreme 4x4 está aberto à participação de equipas formadas por pessoas idóneas que nutram o gosto pela modalidade, pela aventura e que se enquadrem no conceito recreativo e de aventura, não competitivo.
O(s) condutor(es)  têm de estar habilitado(s) para conduzir a viatura em causa na via pública. O navegador terá que ter uma idade igual ou superior a 18 anos, salvo se este acompanhar o seu tutor legal.
O conjunto do condutor, viatura e um acompanhante, constituem uma equipa.
A gestão dos recursos humanos é livre entre a equipa desde que ambos estejam legalmente habilitados para a condução.
É da responsabilidade dos participantes, apresentarem-se nas suas plenas faculdades. Devem ainda ter consciência de possuir a robustez e a saúde física necessárias para participar neste tipo de eventos, tendo em conta que o mesmo não é isento de riscos.
Toda a movimentação e circulação quer nos percursos, zonas ou pistas, quer em qualquer deslocação, são da total responsabilidade dos participantes.
Os elementos da equipa entregarão à comissão organizadora um documento assinado por ambos em que assumem a total responsabilidade pela sua participação e as consequências que possam dai resultar.

VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS

Podem participar viaturas automóvel 4x4 (Todo-o-Terreno) ligeiras, em perfeitas condições de manutenção, com todos os elementos de segurança em funcionamento, sem qualquer preparação especial obrigatória.
Características:
As viaturas terão corroceria de produção de acordo com as características básicas da marca e do modelo. 
Alterações permitidas:
Pode suprimir os pára-choques e a parte superior da carroçaria (tipo pik-up);Pode ainda cortar a trazeira desde que a distancia entre esta e a roda não seja inferior a 200mm.
Alterar a mecânica; Instalar Acessórios de protecção e segurança.
Suspensão: O conjunto do sistema, embora possa ser diferente do de origem, não poderá desencaixar e encaixar nas suas bases em andamento, tem de ser fixo.
Rodas: A sua altura máxima é de 838,2 mm (tolerância de 2%).
Viaturas sem capota ou com capota não rígida terão de ter instalado um arco de protecção (roll-bar) que não ceda em caso de capotamento.
A viatura tem de ter guincho a funcionar. As viaturas sem guincho só poderão participar se apresentada a garantia, da parte de outro participante, que se responsabiliza pelo resgate da viatura. 
Viaturas fora das características básicas podem também participar, no entanto numa vertente extra e de acordo com o criterio da Comissão organizadora. 
A organização é soberana no seu entendimento das características das viaturas. Pode e reserva o direito de fazer verificações técnicas e de segurança em qualquer momento.
À equipa é obrigatório e permitido usar, no percurso, os seguintes acessórios:
Cintas e luvas de trabalho [obrigatório]
Manilhas | Roda suplente (1) | Pranchas 2 | Hi-lift | Tirfort | Estacas | Ancoras | Marreta | Roldanas [permitido]
Estes equipamentos se circularem a bordo da viatura terão de estar devidamente fixados.
Estas normas poderão ser complementadas e pormenorizados por aditamentos divulgados oportunamente.